Airsoft: Executive Outcomes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livro conta história de portugueses abandonados em Angola

2 participantes

Ir para baixo

Livro conta história de portugueses abandonados em Angola Empty Livro conta história de portugueses abandonados em Angola

Mensagem por Da Silva Seg Ago 10, 2009 1:32 pm

Durante o verão de 1975, em Angola, muitos portugueses foram raptados e presos pelo MPLA que tinha em Luanda uma rede de prisões clandestinas. Muitos deles ficaram detidos sem que tenha existido qualquer julgamento ou condenação. Estas detenções aconteceram ainda antes da independência e com o conhecimento das autoridades portuguesas que mesmo assim saíram de Angola deixando para trás este grupo de 15 portugueses.

Esta é uma história inédita da descolonização de Angola contada na primeira pessoa, e que está agora num livro de Leonor Figueiredo a ser lançado na Quarta-feira dia 05.08.2009.

Fernando Lamas, por exemplo, que tinha 29 anos quando foi raptado pelo MPLA a 26 de Agosto de 1975, lembra-se de ter passado por 12 prisões clandestinas durante os dois meses e meio que antecederam a independência.

Este é um dos 5 testemunhos recolhidos por Leonor Figueiredo, ao longo de dois anos de investigação.

“Comecei a ver as datas e percebi que havia gente que tinha sido raptada e detida e que ficou lá abandonada em Angola na altura da independência, quando as autoridades militares vieram embora”, explica.

A autora do livro “Ficheiros secretos da descolonização de Angola” escutou as histórias destes homens que ficaram esquecidos em Luanda.

“Eles contam como as Forças Armadas iam buscar os portugueses para os embarcar para Portugal, e como aqueles ficaram lá. Com conhecimento visual, chegaram mesmo a falar com os últimos oficiais portugueses que viram, que lhes prometeram que também vinham, que as autoridades tinham conhecimento, o alto-comissário tinha conhecimento, o chefe da Forças Armadas em Angola, e até o diplomata do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas eles ficaram lá, foram abandonados”.

São histórias que estiveram 34 anos em silêncio, contributos para compreender melhor a história da descolonização de Angola.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=96&did=65214
Da Silva
Da Silva
Marechal do Exercito
Marechal do Exercito

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/03/2008
Idade : 64
Localização : Amadora

http://airsofteo.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Livro conta história de portugueses abandonados em Angola Empty Re: Livro conta história de portugueses abandonados em Angola

Mensagem por Benny Sáb Ago 15, 2009 12:11 pm

Obrigado pela sugestão!

Benny
Furriel
Furriel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 10/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos